quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Summer bodies are made all year round!

Desengane-se quem pense que os corpos tonificados que vemos passear pela praia no verão foram feitos dois ou três meses antes da chegada do calor... Não venho para aqui falar sobre genética, nem sobre as sortudas que nascem com corpos de modelo sem terem de fazer o mínimo esforço. Eu, pertenço ao grupo das não abonadas que se roem de inveja quando vêm essas meninas... Mas, como há sempre um lado positivo na coisa, o facto de não ter nascido com genes de super modelo faz de mim uma pessoa muito mais saudável porque me preocupo, permanentemente, com a alimentação saudável e equilibrada e com a prática de exercício físico. Desde pequenina que o exercício marcou presença na minha vida: ballet (durante 9 anos), natação, atletismo, badminton, ginásio, corrida... Assim sendo, acho difícil imaginar-me a passar mais de dois dias sem deixar os poros do meu corpo expulsarem as toxinas acumuladas. Juntando ao exercício, há a alimentação. Aos 15 anos, comecei a minha preocupação mais séria com a alimentação, até que se tornou séria de mais... Após um ponto de viragem, cheguei ao equilíbrio que é onde estou agora mesmo. Eu gosto muito de comer e gosto principalmente do facto de poder não me privar de nada. Hoje, existem imensas receitas e produtos saudáveis com os quais podemos trabalhar na cozinha que, no final, resultam em excelentes refeições. É preciso imaginação e um pouco de investigação para descobrir pequenas grandes maravilhas! Eu tenho umas dicas que sigo há já bastante tempo e que resultam bem comigo:


1) A minha refeição favorita do dia é o pequeno-almoço, assim sendo, reforço mais um bocadinho mas, sempre dentro do registo saudável (Ex. pão de centeio integral com compota de morango sem açúcar + chá de menta + meio mamão com sementes de chia e 1/4 barra atkins de chocolate negro. PS: porque é o meu pós-treino.)

2) Outro truque é reduzir as calorias do jantar, opto, geralmente, por uma sopa ou salada com ovo cozido. Atenção: nunca NÃO jantar! O jantar é importante para manter o metabolismo acelerado e para preparar o nosso corpo para o descanso sem que existam picos de glicemia. Perde-se muito mais em não jantar do que em jantar algo saudável e leve.

3) Seguir um plano de treino. Eu opto por fazer um calendário semanal em que 3 dias da semana treino força, mais vocacionado para a vertente do desenvolvimento muscular, outros 3 dias treino cardio e, no dia de "descanso", opto por uma sessão mais alargada de alongamentos, junto com um pouco de meditação ou yoga.

4) Beber muita água. Um dos truques que uso é, em dias alternados, juntar sumo de limão à garrafa de água de 1,5l para ir bebendo durante o dia. Faço-o dia sim dia não para que não haja uma sobrecarga dos rins já que o limão é extremamente diurético. Bebo, diariamente, entre 2l a 2,5l de água.

5) Não fazer dieta! Quando o termo dieta for banido definitivamente, existirá uma muito menor taxa de obesidade e as pessoas aperceberão-se que existe um lado positivo e muito, muito importante para a saúde, relacionado com a prática de um estilo de vida activo e pensado. Para quê complicar? Para quê restringir de uma forma doentia calorias quando o segredo da felicidade e bem-estar geral está no equilíbrio!? 

6) Cheat meal. Eu concordo,  com a realização, uma vez de 10 em 10 dias (este é a periodicidade com que realizo, poderão existir outras mais adequadas, depende do caso específico de cada um)  de uma cheat meal. Atenção que não falei em cheat day, mas sim numa refeição em que podemos sair do registo "100% clean" e saborear um ou dois pratos diferentes com todo o prazer que a comida pode proporcionar. Faz, para mim, todo o sentido! Ainda para mais, está cientificamente comprovado que tal tem um impacto significativo no incremento do metabolismo e acaba por revelar-se bastante interessante o seu efeito. Funciona como um "abanão" à dieta certinha ,o que resulta num boost para a perda de gordura a longo prazo.

Seis dicas interessantes para quem quer ser SAUDÁVEL.

A chave é o equilíbrio.



Sem comentários:

Enviar um comentário