terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Aproveitamentos.

Eu não gosto nada da expressão "comer os restos".

Por muitos motivos diferentes mas, sobretudo, porque aquilo que guardamos é a comida que sobra e não nenhum resto: os restos são o que fica no prato, tipo espinhas ou uma colher de arroz ou uma folhita de alface que não comemos, meus caros. Mas que mania de falar em"restos"...

Ora então, hoje, almocei um "aproveitamento", uma "sobra" da refeição de ontem. 

Arroz de polvo. Foi a mãe que o cozinhou, quando fizer a minha versão partilho a receita. Se tal como eu, muitas vezes as vossas refeições se traduzem em caixinhas no frigorífico deixadas pela mãe para quando chegam do trabalho ou da faculdade (ou de outro sítio qualquer, que as mães só nos vêm bem é a comer!), saibam que existem muitos truques interessantes para as tornar mais saudáveis e diferentes. A minha mãe deixou arroz de polvo e eu acrescentei alguns ingredientes que tornaram aquelas "sobras" num prato bem interessante.

Coloquei o arroz de polvo num tacho para aquecer (não tenho microondas por opção e ainda bem que não!). Quando estava quase quente adicionei algumas folhas de espinafres baby. É importante que  se adicione a posteriori, a fim de garantir a conservação de todas as vitaminas.  Adicionei, já depois de colocar no prato o arroz, algumas azeitonas. Por fim, acompanhei com um sumo natural de banana e pêra com sementes de chia e uma fatia de pão.

Atenção. Reforcei os hidratos porque estaria fora muito tempo nesse dia. Por norma, uso só uma fonte de hidratos e sim, consumo-os também à noite se assim sentir ser uma necessidade. É preciso escutar o que o nosso corpo, a todo o minuto, nos conta.





Sem comentários:

Enviar um comentário