domingo, 28 de dezembro de 2014

A culinária e os novos rumos


A culinária e a fotografia. 

As paixões maiores da minha vida, mas não posso deixar de falar também na escrita. Está sempre tão presente que me parece escusado referi-la. A escrita é a ponte. É a ponte entre todas as paixões de um indivíduo. 

Quando criei este blog a minha intenção era torná-lo num espaço de partilha de ideias de cozinha saudável. Porém, as fases que vamos atravessando na vida desviam-nos muitas vezes dos nossos maiores objectivos ou convicções. A cozinha nunca deixou, neste período, de ser extremamente importante para mim, simplesmente, achei que precisava de tempo e de espaço para arrumar as ideias e para aprender mais sobre ela antes de a partilhar com alguém.

Chegou então esse momento.

O meu desafio é simples, eu vou partilhar três receitas por semana convosco entre aquilo que mais me apeteça cozinhar: uma entrada, um prato principal, uma sobremesa, um snack ou pequeno almoço. Quero mostrar que a carne não limita as potencialidades de qualquer cozinheiro. O facto de ter deixado de comer carne tornou-me mais criativa, mais versátil, mais apaixonada por esta arte de cozinhar.

Hoje, é o primeiro dia deste projecto das receitas e cozinhei para pequeno-almoço/brunch esta tosta de broa de milho com ovo escalfado.

Cai sempre tão bem nestes dias de Inverno com sol, em que apetece um prato reconfortante e colorido, em jeito de anseio  pelo Verão que aí já vem próximo (delírio!).

RECEITA

Ingredientes

.Broa de milho ou outro pão alternativo à escolha;
.Salsa picada a gosto
.1 ovo
.Pimenta preta
.1 fio de azeite

Procedimento

1.Torrar ligeiramente o pão;
2. Enquanto isso, colocar água num tacho e aguardar até que ferva;
3. Usar uma colher ou garfo e criar um remoinho na água, girando no mesmo sentido;
4. Colocar um ovo (bem fresquinho) no meio do remoinho;
5. Apagar o lume, tapar o tacho e deixar o ovo a cozer durante, aproximadamente, um minuto e meio;
6. Retirar o pão da torradeira e deitar um fio de azeite;
7. Adicionar ao pão salsa picada a gosto;
8. Colocar o ovo por cima da cama de salsa;
9. Dar um corte pequeno no ovo para que a gema ainda não totalmente cozida verta sobre o pão;
10. Adicionar pimenta preta q.b.








Sem comentários:

Enviar um comentário